PIX Dinâmico - Para Loja
LEIA ATÉ O FINAL
Neste tutorial irei exemplificar como passará funcionar a forma de pagamento PIX.
Antigamente era necessário enviar a chave do PIX da empresa para o cliente. O financeiro verificava o pagamento e liberava o recebimento para ser utilizado na loja.
Entendemos que este processo é precário e contraproducente. A nova forma de utilizar o PIX se dá da seguinte maneira:
1. Vendedor / atendente cria uma cobrança informando (NOME, CPF e VALOR)
2. O sistema automaticamente se comunica com o banco e gera a cobrança retornando um QRcode e um código cobrança. Estes são exclusivos e individuais POR COBRANÇA.
obs: A cobrança por padrão tem um tempo de validade de 15 minutos. Se o cliente não realizar o pagamento neste tempo, a cobrança ficará EXPIRADA, e não será possível utiliza-la, tendo que o atendente crie uma nova cobrança PIX.
3. O cliente utiliza o aplicativo do banco dele para ler o QRcode ou Copiar o código da cobrança utilizando o "Copie e Cole". Também é possível enviar esta cobrança (QRcode + Código Copia e Cola) via whatsapp diretamente do sistema.
4. Ao realizar o pagamento o sistema identifica automaticamente que a cobrança foi PAGA e libera a utilização como forma de pagamento.
5. Em caso de erro (ex: valor digitado errado), é possível devolver o pagamento para o cliente automaticamente, invalidando o uso desta cobrança para receber.
6. Em caso de erro interno ONDE NÃO SEJA NECESSÁRIO DEVOLVER O VALOR PARA O CLIENTE, é possível abrir um chamado para o gerencial excluir o recebimento SEM DEVOLVER o valor para o cliente, possibilitando utilizar a mesma cobrança PIX no novo recebimento de correção.
7. Caso devolva o PIX, é possível enviar um comprovante de devolução para o cliente.
Abaixo demonstração em TELA e VÍDEO da utilização da ferramenta.
VÍDEO COMPLETO
TUTORIAL PASSO A PASSO
1. Acesse o caixa normalmente e escolha entre RECEBIMENTO ANTECIPADO ou RECEBIMENTO comum.
2. No caso de RECEBIMENTO ANTECIPADO, será obrigatório informar o CPF para geração da cobrança PIX.
4. Confirme ou corrija os dados da cobrança e clique em Gerar QRCode.
- CODIGO IDENTIFICADOR DA COBRANÇA (CONTROLE INTERNO)
- CODIGO IDENTIFICADOR PARA O BANCO
- NOME E CPF DO CLIENTE PAGANTE
- IMAGEM QRCODE PARA REALIZAR LEITURA PELA CAMERA DO CELULAR, TAMBÉM É POSSÍVEL CLICAR PARA AMPLIAR
- VALOR DA COBRANÇA
- TEMPO DE EXPIRAÇÃO DA COBRANÇA, DEPOIS DE EXPIRADO NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL REALIZAR O PAGAMENTO
- "CÓDIGO COPIA E COLA" - SERVE PARA O CLIENTE COPIAR DIRETAMENTE NO APP DO BANCO CASO NÃO CONSIGA REALIZAR LEITURA
- STATUS DA COBRANÇA - SERÁ ALTERADO AUTOMATICAMENTE AO REALIZAR O PAGAMENTO / DEVOLUÇÃO / EXPIRAÇÃO
- BOTÃO PARA ENVIAR A COBRANÇA VIA WHATSAPP AUTOMATICAMENTE, BASTA INFORMAR O NUMERO DO CELULAR
- STATUS DE PAGAMENTO APROVADO
- BOTÃO PARA UTILIZAR A COBRANÇA LIBERADO
- BOTÃO PARA DEVOLVER O PAGAMENTO PARA O CLIENTE EM CASO DE ERRO
- Se você se atentou ao codigo IDENTIFICADOR interno do sistema, você pode digitar diretamente e apertar BUSCAR para localizar o pagamento.
- Basta clicar no botão para localizar o pagamento.
- Caso você não lembre ou não encontre o numero identificador, a Listagem de PIX irá exibir TODOS os registros de PIX realizados na loja, sua Situação e SE ESTÀ VINCULADO A UM CAIXA OU NÃO.
TELA DE LISTAGEM DE PIX, EXIBE ID (IDENTIFICADOR), CLIENTE, VALOR, SITUAÇÃO (PAGO, DEVOLVIDO, ATIVO). E CAIXA (QUAL CAIXA FOI UTILIZADO OU NÃO).
CASO O CLIENTE MOSTRE O COMPROVANTE DE PAGAMENTO, ATRAVÉS DO CODIGO DE AUTENTICAÇÂO BANCÀRIA É POSSÌVEL LOCALIZAR NA TELA PELA COLUNA COD.PAGAMENTO.

Comentários
Postar um comentário