PIX Dinâmico - Para Loja

LEIA ATÉ O FINAL 



Neste tutorial irei exemplificar como passará funcionar a forma de pagamento PIX.

Antigamente era necessário enviar a chave do PIX da empresa para o cliente. O financeiro verificava o pagamento e liberava o recebimento para ser utilizado na loja. 

Entendemos que este processo é precário e contraproducente. A nova forma de utilizar o PIX se dá da seguinte maneira:

    1. Vendedor / atendente cria uma cobrança informando (NOME, CPF e VALOR)

    2. O sistema automaticamente se comunica com o banco e gera a cobrança retornando um QRcode e um código cobrança. Estes são exclusivos e individuais POR COBRANÇA.
          obs: A cobrança por padrão tem um tempo de validade de 15 minutos. Se o cliente não realizar o pagamento neste tempo, a cobrança ficará EXPIRADA, e não será possível utiliza-la, tendo que o atendente crie uma nova cobrança PIX.

    3. O cliente utiliza o aplicativo do banco dele para ler o QRcode ou Copiar o código da cobrança utilizando o "Copie e Cole". Também é possível enviar esta cobrança (QRcode + Código Copia e Cola) via whatsapp diretamente do sistema.

    4. Ao realizar o pagamento o sistema identifica automaticamente que a cobrança foi PAGA e libera a utilização como forma de pagamento.

    5. Em caso de erro (ex: valor digitado errado), é possível devolver o pagamento para o cliente automaticamente, invalidando o uso desta cobrança para receber.

    6. Em caso de erro interno ONDE NÃO SEJA NECESSÁRIO DEVOLVER O VALOR PARA O CLIENTE, é possível abrir um chamado para o gerencial excluir o recebimento SEM DEVOLVER  o valor para o cliente, possibilitando utilizar a mesma cobrança PIX no novo recebimento de correção.

    7. Caso devolva o PIX, é possível enviar um comprovante de devolução para o cliente.



Abaixo demonstração em TELA e VÍDEO da utilização da ferramenta. 


VÍDEO COMPLETO








TUTORIAL PASSO A PASSO


1. Acesse o caixa normalmente e escolha entre RECEBIMENTO ANTECIPADO ou RECEBIMENTO comum.




2. No caso de RECEBIMENTO ANTECIPADO,  será obrigatório informar o CPF para geração da cobrança PIX.



3. Na forma de pagamento selecione a opção PIX.




4. Confirme ou corrija os dados da cobrança e clique em Gerar QRCode.



5. Será exibida uma tela com as informações da cobrança, QRcode, Status de pagamento.


  1. CODIGO IDENTIFICADOR DA COBRANÇA (CONTROLE INTERNO)
  2. CODIGO IDENTIFICADOR PARA O BANCO
  3. NOME E CPF DO CLIENTE PAGANTE
  4. IMAGEM QRCODE PARA REALIZAR LEITURA PELA CAMERA DO CELULAR, TAMBÉM É POSSÍVEL CLICAR PARA AMPLIAR
  5. VALOR DA COBRANÇA
  6. TEMPO DE EXPIRAÇÃO DA COBRANÇA, DEPOIS DE EXPIRADO NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL REALIZAR O PAGAMENTO
  7. "CÓDIGO COPIA E COLA" - SERVE PARA O CLIENTE COPIAR DIRETAMENTE NO APP DO BANCO CASO NÃO CONSIGA REALIZAR LEITURA
  8. STATUS DA COBRANÇA - SERÁ ALTERADO AUTOMATICAMENTE AO REALIZAR O PAGAMENTO / DEVOLUÇÃO / EXPIRAÇÃO
  9. BOTÃO PARA ENVIAR A COBRANÇA VIA WHATSAPP AUTOMATICAMENTE, BASTA INFORMAR O NUMERO DO CELULAR


6. ENVIAR VIA WHATSAPP - Ao clicar no botão Enviar Whatsapp será enviado para o número informado.

O Número informado receberá as mensagens demonstradas acima, onde é possível apontar outro celular pra tela do celular recebido o QRCode e efetuar a leitura. Alguns dispositivos ANDROID ao salvar na galera o QRCode, identifica automaticamente no APP do banco. Caso o cliente esteja com muita dificuldade em ler o QRCode com a camera, pode-se utilizar a opção COPIA E COLA no código informado, COPIAR no Whatsapp e Colar no aplicativo do banco.




    7. PAGAMENTO REALIZADO
    1. STATUS DE PAGAMENTO APROVADO
    2. BOTÃO PARA UTILIZAR A COBRANÇA LIBERADO
    3. BOTÃO PARA DEVOLVER O PAGAMENTO PARA O CLIENTE EM CASO DE ERRO

    8. UTILIZAR PIX DISPONÌVEL - Na tela de caixa ou na tela da forma de pagamento PIX, é possível localizar o QRCode, pelo IDENTIFICADOR.


    1. Se você se atentou ao codigo IDENTIFICADOR interno do sistema, você pode digitar diretamente e apertar BUSCAR para localizar o pagamento.
    2. Basta clicar no botão para localizar o pagamento.
    3. Caso você não lembre ou não encontre o numero identificador, a Listagem de PIX irá exibir TODOS os registros de PIX realizados na loja, sua Situação e SE ESTÀ VINCULADO A UM CAIXA OU NÃO. 

      TELA DE LISTAGEM DE PIX, EXIBE ID (IDENTIFICADOR), CLIENTE, VALOR, SITUAÇÃO (PAGO, DEVOLVIDO, ATIVO). E CAIXA (QUAL CAIXA FOI UTILIZADO OU NÃO).
      CASO O CLIENTE MOSTRE O COMPROVANTE DE PAGAMENTO, ATRAVÉS DO CODIGO DE AUTENTICAÇÂO BANCÀRIA É POSSÌVEL LOCALIZAR NA TELA PELA COLUNA COD.PAGAMENTO.






    ATENÇÃO! VOCÊ SÓ CONSEGUIRÁ UTILIZAR UMA COBRANÇA PIX QUE NÃO TENHA SIDO UTILIZADA EM OUTRO RECEBIMENTO ANTERIORMENTE.






    Comentários